A três dias da estreia da seleção feminina na Copa, nem prefeitura e nem governo do estado de SP definem se haverá ponto facultativo
Definição no Mundial masculino, em 2022, ocorreu pelo menos uma semana antes do jogo de abertura do torneio. Estreia da seleção brasileira acontece às 8h de segunda-feira (24) e torneio começou na quinta (20).
O governo e a Prefeitura de São Paulo não definiram se haverá ou não ponto facultativo nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de futebol. Desde a quinta-feira (20), o torneio é disputado na Austrália e Nova Zelândia, com partidas até o mês de agosto. A estreia do Brasil será às 8h da próxima segunda-feira (24).
A Alvarenga TV questionou os governos de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB) desde a última terça-feira (28), mas não obteve uma resposta com a definição sobre o ponto facultativo até a publicação desta reportagem.
O ponto facultativo é uma folga garantida só para servidores públicos e costuma ser dada em emendas de feriados pelos governos, seja federal, estadual ou municipal para o funcionalismo público. Para o setor privado, as empresas podem escolher se adotam ou não a medida.
A medida é tradicionalmente adotada quando há jogos da Copa do Mundo de futebol masculino.
O governo federal, de Lula (PT), decidiu decretar ponto facultativo para os servidores públicos federais. Cidades do interior de São Paulo também acataram a medida.
Como foi com os homens em 2022?
Em 2022, o governo do estado e a prefeitura definiram como funcionaria a carga horária de servidores públicos pelo menos uma semana antes da partida de estreia do mundial.
A primeira partida da Copa do Mundo masculina ocorreu em 29 de novembro do ano passado, entre Holanda e os anfitriões do Catar. O Brasil disputou sua primeira partida no dia 2 de dezembro.
A prefeitura paulistana estabeleceu horários diferenciados de funcionamento uma semana antes da estreia da Copa: publicou a decisão no dia 22 de novembro como seria o horário de trabalho nos dias de jogo do Brasil no mundial.
Já o governo paulista decretou 19 dias antes do primeiro jogo do Mundial, no dia 10 de novembro, como seria o expediente do funcionalismo estadual em dias de jogo da seleção masculina.