CidadeNotíciasUltimas Notícias

Cobertura vacinal bivalente está abaixo de 20% na capital

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 64,2% dos idosos estão imunizados. Prefeitura aplicará vacinas contra coronavírus e a gripe em estações do Metrô e do monotrilho.

Menos de 20% da população adulta da cidade de São Paulo está protegido com a vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante está liberado para qualquer pessoa com 18 anos ou mais nos postos de saúde da capital.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde indicam que 1,4 milhão de pessoas entre 18 a 59 anos se vacinaram na capital. O total representa 19,6% dos adultos aptos a receber o imunizante. A vacinação é maior no público idoso: são quase 1,2 milhão de doses aplicadas para quem tem mais de 60 anos, total superior a 64% deste público na cidade.

Melissa Palmieri, médica da Vigilância Epidêmica da Secretaria Municipal da Saúde, alerta que a vacinação desatualizada significa um risco individual e coletivo.

“Essa cobertura de vacinação está muito abaixo do esperado, o que preocupa em nível individual, a pessoa vir a desenvolver doenças graves relacionadas ao vírus e complicações de doenças crônicas que ela tenha, e também com relação à circulação do vírus, ou seja, aumentar a esse risco de sazonalidade, circulação do vírus, acometendo mais vulneráveis”, afirma a especialista.
Para aumentar a cobertura vacinal na cidade, a Prefeitura vai aplicar vacinas da Covid e contra a gripe em estações de metrô, locais com grande movimentação de pessoas. A ação acontecerá nos dias 17, 19 e 21 de julho, das 9h às 19h, nas estações Itaquera, da Linha 1-Vermelha do Metrô, e 12-Coral, da CPTM; e São Mateus, da Linha 15-Prata do monotrilho.

A proteção contra a gripe também gera preocupação no município. Pouco mais da metade (53,79%) dos idosos receberam a vacina, um total de 1,1 milhão de pessoas.

Pedro Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?