Diadema realiza 13º Grito da Diversidade
Neste domingo (9), a partir das 14 horas, na Praça da Moça, acontece o 13º Grito da Diversidade LGBTQIA+, com o tema: “Pelo Direito de Viver, Amar e Ser Respeitado!”
Organizado pela Associação Viva Diversidade, em parceria com a Prefeitura, o evento celebra o orgulho LGBT+ em Diadema com barracas, apresentação de DJs, shows de drags e diversos artistas da comunidade.
Segundo Robson de Carvalho, coordenador de Políticas Públicas de Cidadania e Diversidades da Prefeitura de Diadema, muitas vezes nos pegamos reproduzindo homofobia e transfobia no dia a dia, por uma questão de costume. “Quando alguém não está dentro do ‘padrão’ ditado pela família, pela religião ou pela mídia, esta pessoa fica à margem de uma cultura que é seletiva e cruel. O diferente, infelizmente, é algo que ainda gera desconforto, intolerância e repressão,” explicou.
Para a presidente da Associação Viva Diversidade, Lélia Batista Alves, mesmo a população LGBT+ tendo conquistado algumas vitórias nos últimos anos, o Brasil segue sendo o país que mais mata LGBTs e é preciso sempre gritar por nossos direitos em alto e bom som. “Todas as conquistas a nível municipal, estadual ou federal se deram por meio de muita insistência e luta dos movimentos LGBT+,” afirmou Lélia. “Sem esta pressão não teríamos nem a metade das conquistas e avanços que temos hoje.”
Aliás, o nome do evento vem exatamente daí: “O nome Grito foi escolhido por ser uma forma de transmitir o recado mesmo, de falar e expressar os nossos direitos, a existência e as necessidades do povo LGBT+.”
Ou seja, é muito mais que apenas uma festa na praça. “Quando os gays, lésbicas, travestis, bissexuais, homens e mulheres trans e simpatizantes se reúnem para esta manifestação, não estão ali somente para se divertirem e curtirem um show,” lembrou Robson. “Existe por trás de cada parada ou grito uma causa, que importa a mim, a você, a todos os cidadãos. Porque estamos falando de vidas. A cada 25 horas uma pessoa LGBT é assassinada no Brasil, então faça as contas e imagine quantos não morrem todos os dias, apenas por serem quem são.”
E o coordenador conclui: “E se ainda assim, você, pessoa não-LGBT+, não sente o peso e a dor desses números, tudo bem. Alguém ao seu lado poderá te contar o quanto de medo, raiva, revolta, falta de oportunidades e outros sentimentos isso pode pesar no dia a dia. Agora caso queira lutar conosco por uma cidade e um grande ABCD melhor, venha se juntar a nós e colorir nossa praça com amor e respeito!”
13º Grito da Diversidade LGBTQIA+ de Diadema
Domingo, 9 de junho, das 14h às 23h
Praça da Moça, Centro – Diadema/SP