Centros para Crianças e Adolescentes realizam ação de 18 de Maio
No dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e a Adolescentes, todos os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) da cidade realizaram atos juntos a alguns equipamentos públicos, escolas municipais e Secretaria Municipal de Assistência Social, na região do Mar Paulista, os CCAs Villa Criança Feliz, Joca, Afago e Mar Paulista, junto a EMEF Des. Manoel Carlos de Figueredo Ferraz e EMEF Alm. Sylvio Heck promoveram Atos e caminhadas de manhã e a tarde nas Praças do Acuri e Dom Luís de Mascarenhas, as crianças e adolescentes que participavam seguravam cartazes e faixas e distribuíam flores artesanais de garrafa pet feita pelas crianças, os atos são para a conscientização e importância de denuncias casos de abusos e exploração sexual sofrido por crianças e adolescentes.
Segundo Eloá Fernandes, Gerente da unidade Villa Criança Feliz, a ação de hoje é importante para a conscientização não só de abuso e exploração sexual, mas sim para qualquer forma de violência e negligencia sofrido pelos jovens, além de divulgar os serviços de proteção e assistência social oferecidos pelos CCAs.
A criança que fala e entende minimamente o que é violência, independente do espaço, consegue identificar situações de violência em que está sujeita e consegue pedir ajuda. Só é interessante para o abusador que as crianças não saibam identificar essas violências e assim continuem reproduzido esse atos, e com isso seguirem impunes.
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje após 50 anos permanece impune.
Caso você saiba de alguma criança ou adolescente que esteja passando por situação de violência, denuncie através do número 181 Disk denuncia ou pelo Disk 100, a ligação é gratuita e não é preciso se identificar.