PÁSCOA… O RENASCIMENTO DA VIDA!
E chegamos ao final de um ciclo… depois de quarenta dias o período de penitência acabou. A bem da verdade, muito da tradição desse período, chamado “Quaresma”, perdeu-se durante a passagem dos anos. A maioria das pessoas que se autodenominam “cristãs” não fazem a menor ideia sobreo que se refere esse período. Sim, sabemos que não se deve comer carne nas quartas e sextas feiras, nesse período… mas…
Se você perguntar a um cristão, não importa de qual denominação, porque a Quaresma tem 40 dias (um pouco mais, na verdade), poucos saberão responder. Isso porque a tradição vai se perdendo, e as pessoas deixam de prestar atenção a detalhes… inclusive de sua fé…
E a Páscoa? Exatamente o que se comemora nessa data? A maioria vai se lembrar dos ovos de chocolate e da figura do coelhinho que, na tradição do povo, é encarregado de distribuí-los… mas o verdadeiro sentido… mesmo aqueles que frequentam os serviços de suas denominações religiosas terão uma certa dificuldade em explicar o que é a “Páscoa”…
Mas… por que essa dificuldade? Porque uma coisa tão simples quanto falar sobre a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado fica difícil? Afinal, esse dia é o dia da nossa renovação espiritual… é o dia de renascermos em Cristo… mas quem quer, na verdade, seguir seus passos? Não é uma tarefa fácil…
A Quaresma, que findou-se na Quinta Feira Santa, quando se celebra a última ceia de Cristo com seus acólitos, e onde instituiu-se a cerimônia do Lava-Pés, é um período de reflexão, de preparação para o grande evento, que é a Páscoa… a Quaresma é tempo de jejuar, fazer penitência, praticar a misericórdia… é tempo de limpar a alma de desejos ímpios e preparar-se para receber a Graça de Jesus…
E assim devemos continuar nossa caminhada nesse plano, até a hora de nosso acerto de contas com o Criador. Devemos aceitar Seu Presente Divino… as Palavras de Cristo, Filho de Deus e único caminho para conseguirmos a redenção de nossos pecados… mas quantos de nós está realmente disposto a deixar tudo para trás e seguir os ensinamentos do Messias?