A VIDA É UMA VIAGEM RUMO AO NIRVANA…
O que é, realmente, viver? Planejar seus próximos passos, ter em mente um projeto que te coloque em evidência… ter em mente o que realmente deseja realizar em seu futuro… mas aí fica a pergunta… futuro? Como você pode garantir que conseguirá avançar o suficiente para que possa fazer seus sonhos virarem realidade? Mesmo porque nem sempre suas metas correspondem aos anseios das pessoas que caminham ao seu lado. Muitas vezes sua visão de “sucesso” é completamente antagônica à visão dos seus pares…
A vida é uma constante cheia de inconstâncias, por mais paradoxal que isso possa parecer. Nada nesse mundo é garantido, por mais que tentemos controlar nosso destino. Não sabemos o que poderá nos acontecer daqui a alguns minutos, e no entanto nos planejamos para décadas à frente. Tudo bem, se ficarmos parados no tempo não só não evoluiremos como também, se conseguirmos permanecer nesse plano por mais tempo, tudo à nossa volta permanecerá estático…
Nossa principal arma contra os possíveis dissabores que enfrentamos em nosso dia a dia é, sem dúvida, a Fé. Cega, firme, inabalável. Nada nos tira a certeza de que nosso futuro será maravilhoso e que todos os nossos sonhos se realizarão. Porque acreditamos piamente em nossa força para vencermos os percalços que ora se apresentem. Sabemos (mesmo sem ter nenhum tipo de garantia) que é nosso o futuro… que alcançaremos nosso objetivo, que encontraremos o pote de ouro no fim do Arco Íris…
A vida é um mar imenso, algumas vezes com águas calmas, outras com ondas revoltas. Quando a borrasca se aproxima, corremos a baixar as velas fechar as escotilhas e segurar o timão com toda a força que nos é concedida. Na maioria das vezes conseguimos vencer a tormenta. Em outras, podemos naufragar de partir desse plano…
Não somos o Capitão do navio, nem dispomos de nosso destino. Navegamos tranquilamente pelo Oceano da Vida. Estamos sempre balançando ao sabor das ondas. Em cada porto que chegamos há sempre alguém embarcando ou desembarcando… não sabemos até onde nosso bilhete nos permite permanecer à bordo. Sabemos que uma hora teremos que pisar no cais… mas nunca estamos preparados para esse passo…
Sim, a vida é uma incógnita. Em algum momento chegamos a esse plano e em algum momento teremos que partir, retornar ao nosso porto de origem. Que não fazemos a menor ideia de onde é… simplesmente teremos que retornar um dia. Mas felizmente não fazemos a menor ideia de quando esse momento chegará. E esse é o motivo pelo qual podemos elabora mil planos em nossa vida. Pois se tais sonhos não se concretizarem durante nossa estada por aqui, com certeza auxiliarão aqueles que chegarão depois de nossa partida…
Então, a resposta para “o que é viver” é simples… é desejar um futuro próspero e brilhante, se não para nós, para aqueles que vierem depois de voltarmos para o outro plano. É mantermos o convés do navio sempre limpo e impecável, para que todos possam caminhar por ele sem medo de quedas ou qualquer outro acidente…
Sigamos sempre em frente, olhando para o futuro incerto, mas que uma hora chegará. E as realizações com certeza melhorarão a estadia nesse plano. Se não para nós, pelo menos para nossos entes queridos que aqui permanecerão. Que continuarão a navegar por essas águas, até o momento em que também terão que desembarcar. Mas essa é a constante da vida, não é mesmo? Nascer, crescer, fenecer… e se perpetuar junto aos seus descendentes que, de certa forma são sua maneira de viver eternamente, mesmo que não consigamos compreender tal conceito…
Então, façamos nosso melhor em prol de nossos semelhantes. Distribuamos Amor a todos, mesmo quando, em nosso íntimo, pensemos que determinado indivíduo não mereça tal privilégio. Porque ele, de certa forma, é seu reflexo no espelho…
Façamos de nossa viagem por esse plano um cruzeiro tranquilo, onde possamos todos viver em paz… porque, no final, poderemos ou não colher aquilo que plantamos durante nossa estadia nessa nau… e quando mudarmos de embarcação, quando estivermos a bordo da Nau de Caronte… que o novo curso que deveremos seguir seja tão tranquilo quanto desejamos que seja… que possamos desembarcar com tranquilidade no Porto do Infinito e que possamos gozar da tranquilidade dos Campos Elísios…
Tania Miranda – Brasil – 01/02/2026

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
