Passeio noturno no cemitério da Consolação homenageia a Deysinha
Visita monitorada acontece na sexta-feira (28), a partir das 19h15
O Cemitério da Consolação recebe neste mês o passeio noturno monitorado “Consolação e suas Vozes”. A visita ocorre nesta sexta-feira, 28, em tributo a Maria de Lourdes Castro Pontes, conhecida como Deysinha ou Miss Cyclone. A iniciativa é realizada em parceria entre Consolare e o projeto O Que Te Assombra?.
Deysinha foi uma das poucas mulheres a integrar o movimento modernista liderado por Oswald de Andrade, com quem se relacionou na época. Morreu aos 19 anos. Enquanto estava internada, Oswald se casou com ela. Após sua morte, foi sepultada no jazigo da família, no próprio Cemitério da Consolação.
A trajetória da jovem inspirou o filme “Cyclone”, uma ficção sobre uma operária de gráfica que sonha em afirmar sua voz como autora teatral na São Paulo de 1919. O longa, dirigido por Flavia Castro, é protagonizado por Luiza Mariani e tem roteiro de Rita Piffer. A estreia está prevista para o primeiro fim de semana de dezembro.
Para Thiago de Souza, idealizador do projeto O Que Te Assombra? e condutor do passeio, homenagear Deysinha é essencial para manter viva sua relevância.
“Relembrar a Deysinha é reafirmar a potência de uma jovem que, mesmo em um tempo que limitava as mulheres, insistiu em fazer sua voz existir. Manter sua memória viva é reconhecer a relevância que ela ainda tem”, afirma.
A historiadora Viviane Comunale, administradora do perfil patrimonio_funerariosp e também responsável pela condução do passeio, reforça o valor da homenagem.
“Mesmo com uma vida curta, Maria de Lourdes deixou marcas profundas. Revisitar sua trajetória é valorizar sua ousadia e recolocar seu nome no lugar que merece na história da cidade”, completa.
Além de sua trajetória, o passeio também apresentará histórias de outras personalidades que marcaram a cidade e o país, além de lendas urbanas e obras de arte presentes na unidade.
Desde agosto de 2023, os passeios noturnos registram grande procura. Os ingressos são limitados a 130 participantes por edição e esgotam rapidamente, o que demonstra o crescente interesse do público por experiências que unem história, arte e cultura de forma inovadora.
SERVIÇO
Passeio noturno monitorado no Cemitério da Consolação
Datas: Sexta-feira, 28 de novembro.
Horário: Das 19h15 às 22h.
Local: Cemitério da Consolação (Rua da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP).
Ponto de Encontro: Capela do Cemitério.
Ingressos: Gratuitos. Doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessário retirar o ingresso antecipadamente pelo Sympla.
