O QUE SERÁ, QUE SERÁ…
Viver é difícil. Mas ao mesmo tempo é super simples. Estranho, não é mesmo? Afinal, para se viver basta seguir sempre em frente. Acordar, cumprir as tarefas diárias, ao final do dia descansar, dormir, acordar no dia seguinte e assim continuar até que seu tempo nesse plano se encerre. Nada mais simples… não requer nem prática, nem habilidade, como diriam os antigos… porém…
O problema se apresenta a nós justamente no espaço de tempo entre o despertar e o adormecer… é nesse momento de nossa vida que as coisas se complicam. E porque? Simples… temos que seguir uma série de regras, de rotinas, que teoricamente facilitariam nossa estada nesse mundo…
Durante nosso tempo de repouso tudo é lindo e maravilhoso… mesmo que estejamos passando por uma situação difícil enquanto despertos, ao nos permitirmos cerrar os olhos para um merecido descanso, a sensação do nada nos permite gozar uma paz que, despertos, não temos. É quando os problemas do dia a dia nos dão uma trégua. Às vezes, até temos sonhos agradáveis…
São vários os problemas por nós criados para dificultar a vida, nossa e de nossos semelhantes. E tudo se inicia por uma coisinha insignificante chamada “expectativa”… e o que é, exatamente, “expectativa”? Simplesmente o desejo de que algo se realize da maneira que idealizamos. É a esperança de que as coisas saiam exatamente como planejamos…
Quando as expectativas dependem apenas de nossas ações, nem sempre conseguimos, é claro… mas sabemos qual o objetivo e tentamos alcançá-lo. Sairmos vitoriosos dessa empreitada pode ou não ocorrer. Mas pelo menos estamos dependendo apenas de nosso esforço… e talvez, de uma dose de sorte…
Nem sempre aquilo que almejamos está ao nosso alcance. Mas somente descobrimos depois de tentar. A parte boa é que vamos nos preparando, dia a dia, para realizar nosso intento. E com o tempo certamente iremos evoluir, aumentando assim nossas chances de alcançar o objetivo. Pelo menos dependemos de nós mesmos. O sucesso ou fracasso não poderão ser imputados a ninguém mais além de nós…
O problema é quando dependemos de outro alguém para realizar nossos sonhos. E na maioria das vezes esse agente nem imagina o que esperamos dele. Porque temos dessa pessoa uma imagem idealizada. E, através desse avatar que criamos, imaginamos como ela seria em sua vida real. Mas imaginação e realidade são coisas completamente diferentes…
E nesse caso os problemas gerados são mais complicados que possamos imaginar. Tudo porque desejamos que alguém aja de acordo com o que pensamos sobre ela. É como se quiséssemos transformá-la em um brinquedo, para poder manipulá-la ao nosso bel prazer… mas assim como criamos um perfil para ela, esta também cria um perfil para nós… e nunca haverá um ponto em comum para nenhum dos dois…
A todo momento imaginamos como as coisas seriam fáceis se tudo saísse de acordo com nossa imaginação. Porém o mundo não é assim… cada coisa tem seu momento certo de acontecer, independe de nossa vontade. Mas não é assim que pensamos, não é mesmo? Como eu já disse, temos sonhos, e tentamos de todas as maneiras, realizá-los…
Sim, viver é difícil. E por culpa apenas nossa. Pois queremos mudar o rumo do mundo a todo instante. Desejamos modificar a própria Natureza para que ela se ajuste aos nossos desejos. Porém isso não é possível. Somos apenas uma das muitas espécies que são acolhidas por este mundo maravilhoso no qual estamos inseridos. Fomos alocados em um Paraíso e não sabemos aproveitá-lo. Tudo porque não aceitamos as diretrizes que nos foram passadas quando aqui chegamos. Sabe aquela mulher que pensa conseguir mudar a índole do marido depois do casamento? Bem, é assim que agimos a todo instante… queremos modificar a Natureza para que ela corresponda àquilo que pensamos ser o melhor para nossa vida. Infelizmente, isso não é possível. Pois o Mundo tem a sua própria dinâmica e independe de nossa vontade para seguir em frente. Não importa o que pensemos…
No final, só nos resta uma de duas atitudes a tomar… aceitamos as limitações que o mundo nos impõe, e vivemos sempre acabrunhados por não conseguirmos o que consideramos nosso por direito, ou lutamos contra o Destino, tentando modificar aquilo que, como dizia o poeta, “não tem governo, nem nunca terá”… afinal, a Vida transcende a nossa compreensão…
Tania Miranda – Brasil – 27/09/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
