Esperança
A força que nos move todos os dias tem um nome… Esperança. É ela que nos ajuda a levantar da cama e seguir a batalha da vida. É ela que, não importa os percalços que enfrentemos, nos ajuda a visualizar um futuro melhor… mesmo que este pareça não se concretizar. A Esperança deixa nosso mundo mais colorido, mais perfumado. Sim, a Esperança tem um perfume doce e agradável. É como o sorriso de uma pessoa querida, que nos enleva até os céus, onde nuvens brancas nos envolvem de tal forma que nos sentimos acolhidas… queridas… amadas…
Muitas vezes, perdidas no silêncio, ficamos a nos perguntar o que o futuro nos reserva… o que podemos esperar para nossos entes queridos… e sem mais nem porque a aflição toma conta de nosso ser, por não sabermos o que pode acontecer… então, lá no fundo de nossa alma uma luzinha se acende. E as coisas parecem mudar. Aquela incerteza sobre o que nos aguarda mais a frente vai aos poucos desaparecendo… e os caminhos parece que vão se abrindo, lentamente, nos mostrando “n” possibilidades, veredas que não conseguíamos ver, mas que de repente surgem à nossa frente, como o sol que substitui a lua, iluminando todo o firmamento…
Vários são os caminhos que podem nos ajudar a perceber essas nuances em nosso destino. O principal é, sem dúvida, a Fé em um Ser Superior. Ao acreditarmos na existência de Alguém que vela por nós, nos sentimos confortáveis, pois percebemos não estar sós. Sim, sabermos que estamos sendo cuidadas nos ajuda a ver o mundo de outra forma… a Esperança em ação, conduzindo nossos passos pela estrada da vida…
Sim, precisamos acreditar em alguma coisa além daquilo que vemos. Para algumas pessoas tal é impossível. Por mil e um motivos não conseguem conceber nada além dessa vida terrena que temos. Para essas pessoas, ao fecharmos os olhos pela última vez tudo se acaba. Tudo aquilo que aprendemos durante nossa trajetória se perde, pois morrerá junto com nosso corpo. Mas se assim for, a vida perde todo o sentido. Nascer, crescer… e fenecer? Tudo se acabando exatamente como começou? Então, tudo aquilo pelo qual tanto lutamos, tudo aquilo que aprendemos, todas as nossas conquistas durante nossa passagem… nada disso tem valor algum. Afinal, se estamos fadados a desaparecer com o tempo, qual o sentido de tudo isso? Lutamos para viver mais um dia, sabendo que na verdade já perdemos a luta antes de começarmos… é nisso que essas pessoas acreditam? Infelizmente, sim…
O que estas pessoas não percebem é que, se tal fosse tudo o que podemos esperar da vida, nada do que fazemos em nosso dia a dia tem sentido. Afinal, se mais dia, menos dia, simplesmente desaparecerei deste mundo e não deixarei nenhum rastro de minha passagem por aqui… a menos que faça algo realmente grandioso… qual o sentido real da existência? E os heróis do passado simplesmente não existiram, pois se ao morrermos tudo aquilo que vivemos deixa de ter valor… mesmo que gerações futuras usem aquilo que “descobrimos” em nossa jornada… todas as lutas, todas as descobertas… de nada valem para a Sociedade, pois ela já morreu antes mesmo de nascer…
As pessoas que não acreditam em outro plano além do nosso procuram se apoiar nas descobertas científicas, onde supostamente pode-se provar que tudo o que se encontra no mundo formou-se aleatoriamente. Há Leis que regem essa aleatoriedade, mas em sua origem foi tudo obra do acaso. Mas se tudo é fruto do acaso, como podem haver Leis regendo o que quer que seja? Afinal, é o Caos imperando… não existe Ordem sob essa ótica materialista…
E no entanto, embora se declarem Ateus, acreditam que tudo aquilo que dizem é verdade. Que o Mundo se originou por acaso e que o acaso os trouxe à vida… não é fantástica tal conclusão? E o que os impulsiona a seguir em frente, em um mundo que nada oferece além da aleatoriedade da vida? A Esperança, é claro… apesar de não acreditarem em nada, a Esperança é que lhes serve de norte, conduzindo-os através da escuridão que se descortina a sua frente… pois é apenas isso que veem em seu futuro… as Trevas Eternas, onde nada além da Escuridão Eterna se apresenta. Bem, o fato de perceberem a Morte como fim de tudo, de certa forma lhes é confortável. Afinal, se a Vida termina quando os olhos se cerram pela ultima vez, não há recompensas, mas também não haverá castigo por ações errôneas cometidas nesse plano, não é mesmo? Simplesmente tudo se encerra… como a chama de uma vela que se apaga com a brisa…
Como dá para perceber, precisamos acreditar em alguma coisa, para que nossa vida tenha sentido. Até mesmo acreditar que nada existe além daquilo que nossos olhos podem ver… bem, para algumas pessoas isso é confortável. Para outras, o mundo não é assim tão simples… pois existe outro plano além deste no qual estamos inseridos…
De qualquer forma, o que realmente conta é que, não importa em que acreditemos, a Esperança rege cada passo que dermos durante nossa caminhada. É ela que nos permite acreditar que dias melhores virão, não importa por qual situação estamos passando. É a Esperança que faz com que Crentes e Ateus consigam ver um mundo que pode não ser perfeito, mas que apresenta condições de melhorar… a diferença é que, enquanto alguém que crê em algo mais que a vida consegue perceber as nuances do mundo à sua volta, o Ateu estará sempre envolto em uma névoa de incredulidade ante as maravilhas que seus olhos veem. Porque se não houver uma explicação “racional” para qualquer evento que presencie, tal fato simplesmente não aconteceu. E isso, de certa forma, deixa seu mundo um pouco mais sombrio…
Mas enquanto a Esperança reinar no coração da Humanidade haverá esperança de construirmos um mundo melhor. E quem sabe um dia, não nos encontremos todos reunidos, Crentes e Ateus, a usufruir as maravilhas dos Campos Elísios? Afinal, mais do que acreditar, precisamos viver de forma reta, fazendo o bem sem olhar a quem, não é mesmo? E há muitos Ateus que trabalham incansavelmente pelo bem de seus semelhantes… assim como há muitos crentes que, por seguirem uma doutrina ambígua, acabam por trilhar o Caminho das Trevas, acreditando piamente estar fazendo o trabalho do Pai…
Que a Esperança ilumine sempre nossos corações e nos guie por nossa senda, até o momento de nossa partida. E que todos nós possamos entender que não importa realmente em que acreditamos. Mais do que acreditar, o que conta são nossas ações, são o que fazemos por nossos semelhantes… E só assim, ombro a ombro, podemos seguir em frente, a caminho de um Futuro incerto, pois a Esperança nos diz, em nosso ouvido… “dias melhores virão”…
Tania Miranda – Brasil – 05/08/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
