RELACIONAMENTOS…
O que é bom para uns pode não ser bom para outros. Isso porque as expectativas de cada pessoa são diferentes. Aquilo que alguém vê como algo satisfatório está longe de agradar a outros. Isso é muito comum em nossas vidas. Mesmo duas pessoas que coabitam já a algum tempo tem divergências quanto a forma de ver o mundo e, em consequência, seus sonhos não são os mesmos…
Em nome de uma convivência amigável, abrimos mão de nossos sonhos, nossos objetivos… procuramos um denominador comum que nos permita compreender e aceitar algumas escolhas que, em um primeiro momento, não aceitaríamos…
Mas assim é a Vida Social… temos sempre que abrir mão de alguma de nossas convicções, uma vez que o mundo não é preto no branco… há uma miríade de cores na paleta, e as usamos sem parcimônia. O contrário seria o caos, tanto em nossa vida quanto na daqueles que gravitam ao nosso redor…
Nem tudo são flores. Afinal, a Sociedade tem regras bem definidas sobre a convivência das pessoas. Não há nenhum documento escrito que possa ser consultado, mas há um senso comum sobre o que é ou não é aceitável. Por isso algumas pessoas são tão intransigentes em seu modo de pensar…
Não importa o grau de afinidade entre os membros de um grupo, nem está em jogo o tamanho do mesmo. Também não importa o grau de importância dos membros em questão. Embora todo grupo tenha uma cadeia de comando, onde há aquele que está no topo e os que, em teoria, deveriam segui-lo e respeitá-lo, se esse líder quebrar o protocolo que o grupo aceita como correto, haverá resistência e até mesmo ações de revolta contra este…
Embora não seja de competência dos membros do grupo, alguns deles tentarão obrigar o líder a voltar ao ponto de origem… tentarão, de toda forma, fazê-lo recobrar a razão, pois em sua visão este perdeu todo o senso e, usando um jargão popular, “endoidou”…
A hierarquia não terá nenhum peso nas decisões dos membros insatisfeitos quanto as ações do líder do grupo, uma vez que não mais o reconhecem como tal. Porque estão seguindo a Cartilha Social, onde todas as ações tem um peso e devem ser seguidas à risca. Foi assim que foram ensinadas em sua infância. Não é incomum tentarem destituir aquele que é considerado o cabeça do grupo, pois em sua visão as ações do mesmo estão denegrindo a imagem de todos. E isso não é aceitável…
Devemos nos lembrar que ninguém faz parte de um grupo, apenas. Estamos inseridos em vários grupos sociais ao mesmo tempo e, se estamos no comando de um, com certeza nos outros estaremos seguindo seus líderes. E, claro, cada grupo tem sua diretriz de comando…
Mesmo que suas ações sejam aceitas com ou sem reservas por determinado grupo, isso não significa que tal seja a opinião de todos os membros deste. E haverá resistência da parte de algumas pessoas…
Há sempre uma ilha que serve de respiro, uma válvula de escape… cada um tem que encontrar a sua. De toda forma, o principal é estar sempre de bem com a vida, consigo mesma. Saber exatamente o que deseja, o que realmente necessita para que sua vida seja plena. E que não prejudique os que caminham ao seu lado. Quanto as resistências sobre sua maneira de ser, deve avaliá-las com muito cuidado. Ver até que ponto suas ações são coerentes com sua forma de pensar. Muitas vezes nos anulamos para que outras pessoas se sintam bem, mas lembre-se que sua vida pertence a ti, somente. Se suas ações não forem prejudiciais a ninguém, não há porque se curvar ante chantagens emocionais. Mesmo porque, no futuro, as pessoas que lançaram mão deste artifício chegarão à conclusão que não deveriam ter cometido tal ato. Mas, se se arrependerem ou não por essa ação, se você a aceitou, passou a viver a vida que elas determinaram que seria boa para você… ou seja, deixou de viver e passou a ser apenas um ser manipulável, abrindo mão de sua individualidade… e aí, você terá caído no abismo da depressão, pois a vida não terá mais sentido para você…
Sim, viver em Sociedade é viver pressionada a todo instante. É muitas vezes aceitar aquilo que não é bom para você, pois é o que o grupo espera que faça. Mas então sua Luz interior estará sendo apagada. E, olha só… a Luz daqueles que tentaram te apagar também estarão, pouco a pouco, se apagando. Porque, quando você destrói a alma de alguém, mesmo que imagine estar “salvando” a mesma, sua Luz vai esmaecendo pouco a pouco…
Vivamos a vida com alegria. Tentemos aproveitar cada segundo que nos é permitido ficar nesse plano. Pois, quando menos esperarmos, estaremos embarcando para o outro lado…
Demonstremos à pessoa que amamos nosso Amor por ela enquanto estamos ao seu lado. Depois de partirmos, tal não mais será possível… vamos espalhar nossa Luz para que todos aqueles à nossa volta possam caminhar ao nosso lado… mesmo os que insistem em apagar-nos devem ser contemplados, não com a nossa visão, pois essa é muito pessoal e, como já disse, cada um tem a sua percepção do mundo, mas devemos ofertar-lhes todo amor de nosso coração. E, quem sabe um dia, possamos caminhar de mãos dadas rumo ao Nirvana…
Tania Miranda – Brasil – 02/07/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
