cidadeNotíciasUltimas Notíciasúltimas notícias

Chega a 1.000 o número de foragidos presos pelo Smart Sampa só em 2025

O Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento da América Latina, atingiu nesta quarta-feira (25) a marca de 1.000 foragidos presos somente nos seis primeiros meses de 2025, com a detenção de um traficante de drogas que aguardava atendimento médico na UBS Profeta Jeremias, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Desde o início do uso da tecnologia de reconhecimento facial, em novembro de 2024, já foram identificados e presos 1.321 foragidos.

Leandro Xavier Delfino de Camargo, de 30 anos, condenado a 9 anos de prisão por tráfico de drogas, estava foragido desde abril. Na época da condenação, o juiz afirmou na sentença que a quantidade de entorpecentes apreendida com Camargo “era suficiente para fazer 8.000 cigarros de maconha e 35 mil carreiras de cocaína”. Na manhã desta terça, o criminoso foi abordado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM)antes de sair da UBS. O caso foi apresentado no 49º DP (São Mateus), onde ele ficou à disposição da Justiça para cumprir os 2 anos de pena restantes.

Com taxa de similaridade facial de 92%, o sistema ajudou na prisão de cinco criminosos por dia, em média. Somente em junho, 111 foragidos foram reconhecidos, localizados e capturados com o auxílio da central de monitoramento. Entre esses criminosos, dois homens condenados por estupro de vulnerável, cuja penas somavam mais de 40 anos de reclusão, foram presos no feriado.

Nesse período, entre as ocorrências atendidas peloSmart Sampa, destaca-se a prisão de 109 criminosos foragidos e que respondiam pelo crime de roubo, 89 por tráfico de drogas, 61 furto, 36 homicídio e 26 por estupro de vulnerável.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, os números alcançados pelo programa reforçam a eficácia do sistema. “O Smart Sampa é o mais moderno e tecnológico equipamento para combater a criminalidade, implementado pelo prefeito Ricardo Nunes. Basta olhar o volume de prisões efetuadas com o apoio da central de monitoramento. O prisômetro, que completa agora quatro meses, mostra com transparência esses resultados”, disse.

Atualmente, o Smart Sampa conta com 31 mil câmeras de monitoramento distribuídas em pontos estratégicos da cidade, sendo 20 mil próprias e outras 11 mil integradas com a iniciativa privada. A cobertura abrange todas as regiões da cidade, permitindo uma atuação efetiva tanto na prevenção quanto no combate à criminalidade, com impacto direto na inibição de ações ilícitas

Caroline Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *