Junho Vermelho chama a atenção para a importância e a segurança de doar sangue
Doar sangue é um ato nobre que a maioria das pessoas pode fazer. Neste Junho Vermelho, Saúde municipal de São Paulo esclarece mitos e reforça convite à doação voluntária.
No mês de Junho Vermelho, dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça o chamado à população: doar sangue é seguro, rápido e salva vidas.
A doação é um gesto solidário que pode beneficiar diversas pessoas em tratamentos, cirurgias, emergências e outras situações clínicas. O sangue não pode ser fabricado e, por isso, depende exclusivamente da doação voluntária.
Em São Paulo, a rede municipal conta com dois hemocentros sob gestão da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), onde é possível doar com conforto e segurança. Confira os locais e horários de funcionamento:
Onde doar sangue na rede municipal:
Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
Endereço: Av. Celso Garcia, 4.815 – Tatuapé
Telefone: (11) 2942-8094 / (11) 3394-7081
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriados)
Estacionamento gratuito por 2 horas: Rua Síria, 126 – Jet Autoposto
Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
Endereço: Rua Castro Alves, 60 – 4º andar (próximo ao Metrô Vergueiro)
Telefone: (11) 3277-5303
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados)
Quem pode doar sangue?
A maioria das pessoas saudáveis, entre 16 e 69 anos (com autorização dos responsáveis no caso de menores de idade), com mais de 50 kg e bem alimentadas no dia da doação, pode doar sangue.
O processo é rápido e dura cerca de 40 minutos. A equipe de saúde realiza uma triagem com atenção e cuidado, garantindo segurança tanto para quem doa quanto para quem recebe.
Doar é simples. E faz toda a diferença.
📸 Na foto: a doadora Izabel Cristina Hiar (Acervo/SMS)
