A MÚSICA É A LINGUAGEM DOS ANJOS
Uma das formas mais lindas de nos comunicarmos é, com certeza, pela arte. Não importa qual seja a modalidade. Embora, logicamente, a música tenha preferência de dez entre dez pessoas. Isso porque ela alivia nossa alma, nos faz viajar por mundos que nos são negados de outra forma…
Claro que nem todos tem o dom musical. Mas, se a intenção primeira for apenas se divertir, sem conotação mais séria, vale tudo. Eu, particularmente, adoro cantar. Sou tão boa cantando quanto aquele albatroz do desenho animado da Pequena Sereia. Aquele que começa a cantar quando Ariel e o Príncipe estão passeando de barco sob o Luar e, quando o Príncipe ouve a ave, fala “pobre pássaro! Está passando mal”… sim, essa sou eu cantando…
Brincadeiras à parte, a maneira mais rápida de interagir com outras pessoas é realmente pela arte. Se um grupinho começa a cantar, tocando alguns instrumentos… geralmente sendo um deles um violão… não demora muito para que uma pequena multidão se forme em volta e logo a seguir todos conversem animadamente, como se a muito se conhecessem…
O que isso significa? Bem, cada um tem a sua visão. Na minha, em particular, a música é a linguagem universal. Afinal, não importa em qual idioma uma canção seja apresentada, logo todos aqueles que com esta se identifiquem a assimilam e mesmo que não consigam entender uma só palavra do que a poesia fale, começam a repetir os versos até a exaustão, no afã de decorar a letra da mesma. Como eu disse, mesmo não entendendo uma única palavra do que está sendo cantado…
A música é a linguagem dos anjos. Quantas vezes você não se sente embriagada com as notas musicais que vão se espalhando pelo firmamento? Quantas e quantas vezes imagens não começam a se formar em sua mente, graças às notas que vão se elevando pelo espaço? Dependendo da melodia, eu simplesmente viajo sem perceber… e, quando me dou conta, começo a me divertir sozinha com as imagens que vão se formando frente aos meus olhos…
Uma das melodias que me fazem sonhar é “O Guarani”. Claro, nunca ouvi a ária toda, mas as notas iniciais da peça, que eram tocadas como abertura do Programa “A Voz do Brasil” me permitiam viajar de olhos abertos…
As músicas clássicas tem esse poder sobre nós… estimula nossos sonhos e nos faz viajar através do espaço e, não raro, nos faz mergulhar em um mundo que de outra forma jamais poderíamos alcançar… é verdade que algumas peças tem o poder de nos transportar para Hades, mas essa é outra história…
Sim, a música exerce influência sobre nós. E nos faz felizes enquanto permanece em nossa alma. Porque ela é a linguagem dos Anjos, que se comunicam conosco através das notas musicais. Quando finalmente entendemos essa verdade tão simples, é como se ligássemos um interruptor e iluminássemos tudo à nossa volta. E então começamos a seguir essa Luz, que nos mostra o caminho que realmente queremos trilhar… rumo ao Nirvana…
Tania Miranda 03/06/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
