CONFIANÇA NÃO SE IMPÕE, SE CONQUISTA
Vivemos um momento em que a Confiança parece estar em falta. E, junto com ela, o Respeito também. Porque Confiança e Respeito são um casal inseparável. Se a Confiança não é encontrada em algum lugar, o Respeito também não será. E vice versa…
A Confiança entre as pessoas é construída aos poucos… quando conhecemos alguém, criamos uma certa empatia e passamos a dividir coisas que de outra forma jamais faríamos… a pessoa ganha nossa confiança e a recíproca é verdadeira. Porém…
Nem sempre alguém que se aproxima de nós está na mesma sintonia… muitas vezes sua formação é totalmente diversa, seu modo de ver o mundo nada tem a ver com o nosso. E aí se iniciam os conflitos…
Detalhes insignificantes passam a tomar um vulto tal que o castelo de cartas é rapidamente destruído. Pois, embora um dos lados se entregue de corpo e alma nesta união, o outro não dá tanta importância assim ao parceiro. E então começa a segunda parte da deterioração deste relacionamento… pois haverá a quebra de Confiança entre os dois e em algum momento a falta de Respeito se apresentará…
Estou falando sobre duas pessoas, mas isso se aplica a todo tipo de relacionamento humano. Afinal, não podemos nos esquecer que um Grupo Social é uma entidade viva, com seus objetivos, que nem sempre estão em sintonia com suas células. O que conta, nesse caso, é o interesse da maioria… que quase nunca é benéfico para todos…
Uma Nação é constituída pela união de vários Grupos Sociais, que foram formados pela junção de pessoas que seguiam uma mesma linha de pensamento. Ou algo semelhante. Cada aglomerado de pessoas se juntou, partilhando ideias semelhantes. Seguiu em frente, atrás de um objetivo comum. Mas isso quer dizer que todos concordam com a direção que o grupo toma, em determinada situação? Lógico que não… mas a maioria sempre impõe seu ponto de vista. E, embora tenha uma visão oposta quanto as ações tomadas, na maioria das vezes a oposição pouco ou nada pode fazer… e isso vai minando a Confiança do Grupo… e, com ela, o Respeito devido…
Como se origina um conflito entre Nações? Vamos nos lembrar que uma nação é um Organismo vivo… seu corpo é formado pelos vários Grupos Sociais, junção de várias pessoas com um mesmo objetivo. Ou, pelo menos, assim parece. De qualquer maneira, o que ocorre quando duas Nações se desentendem não difere muito da querela entre duas pessoas comuns. Normalmente uma deseja algo que a outra possui e simplesmente parte contra essa, em uma disputa para conseguir o prêmio tão desejado. É como dois bebês, brigando pela posse de um brinquedo, desejado por ambos…
E assim, de ação em ação, a Confiança é quebrada, o Respeito, esquecido… e a Massa segue as diretrizes que a ela foram passadas, sem titubear, sem questionar. Porque o Bom Senso simplesmente foi esquecido em algum canto da alma coletiva…
Tania Miranda 17/05/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
