Testes Gratuitos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C
Se você deseja se cuidar, teve algum sinal ou sintoma de infecção sexualmente transmissível (IST), está grávida, teve uma exposição de risco ou simplesmente quer saber seu estado de saúde, a testagem gratuita está ao seu alcance na rede de saúde pública.
São dois tipo de teste:
Teste rápido: coleta com uma gota de sangue da ponta do dedo. Resultado em até 30 minutos.
Teste convencional: sangue coletado da veia e analisado em laboratório. Resultado em até 5 dias úteis.
Ambos são seguros, sigilosos e gratuitos.
Por que testar?
Para garantir sua saúde e de quem você ama; para iniciar o tratamento o quanto antes, caso necessário; porque saber é sempre melhor que viver na dúvida.
Fique atento à janela diagnóstica!
Todo teste tem um tempo chamado janela diagnóstica que é o período entre o contato com o vírus e a sua detecção no exame. Se o teste der negativo, mas a suspeita continuar, repita o teste após 30 dias.
Onde fazer o teste?
Você pode fazer a testagem em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou na Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME IST/Aids)
Para o atendimento, leve um documento com foto e, se possível, o Cartão do SUS.
Como funciona?
Procure uma UBS ou unidade especializada; você será acolhido(a) pela equipe e fará o exame; em caso de resultado positivo, será encaminhado(a) para acompanhamento especializado.
Com o tratamento adequado, é possível atingir o status de indetectável, o que significa que o HIV deixa de ser transmissível por via sexual.
Testar é um ato de amor-próprio e responsabilidade. Compartilhe essa informação!
