PRIMEIRO DE MAIO… SÓ MAIS UMA DATA COMEMORATIVA?
Hoje é o Dia do Trabalho… Dia do Trabalhador .Mas o que isso significa, na verdade? Costumamos dizer que é um dia de luta, onde reivindicamos nossos direitos… mas… sabemos como fazer isso? E… sabemos porque essa data é comemorada? Bem…
Não foi apenas um acontecimento que deu origem a essa data, nem ao seu chamado para a luta. Desde que o homem se reuniu em grupos sociais sempre houve os que mandam e os que obedecem. Quem tem o Poder Econômico nas mãos tem domínio total sobre seus semelhantes…
Quem detém o Poder Econômico e arrenda a força dos que necessitam ganhar seu sustento, nunca se preocupou em dar condições ideais para seus trabalhadores. Afinal, quanto menos gastar em mão de obra, maior será seu lucro. E se o Empresário pensar em alguma melhoria no ambiente de trabalho, não será para o bem estar de seu empregado, mas sim aumentar seu lucro sobre os bens e serviços prestados por esse. Lucros que irão direto para o bolso do patrão, onde a força trabalhadora não verá um só centavo…
“Ah, mas o Empresário teve seus custos, que são altos”, talvez você argumente. “São impostos, despesas operacionais…” sim, temos ciência de tudo isso. Porém, no entanto e contudo…
Os custos que o Empresário alega ter são jogados nas costas do trabalhador. Porque este irá consumir o produto que seu patrão coloca no mercado. Seja no setor alimentício, de roupas, bens e serviços… não importa. Aquele que produziu determinado bem é que terá que arcar com os custos de produção… pois ele irá adquirir esses bens. E os impostos, despesas operacionais e outros serão cobrados de quem tão arduamente trabalhou para produzir tais itens…
Sabemos que no inicio (inicio?) a carga horária era desumana. Quatorze, dezesseis horas por dia em um ambiente insalubre. E foi preciso muita luta, muito sangue derramado… no sentido literal, não figurado… para conseguir algumas conquistas. Mas o cidadão comum ainda é explorado por quem detém o Poder. Com o aval do próprio povo, que sai em defesa do “pobre patrão”, que luta contra suas mazelas para garantir que seu empregado tenha um prato de comida em sua mesa. Ou seja, o patrão é um ser abnegado, que faz tudo que pode para ajudar os que dependem de sua ajuda. Bom seria se isso fosse verdade, não é mesmo?
Primeiro de Maio é isso… é o dia em que o trabalhador luta para que seus direitos e esforços sejam reconhecidos. Mas…
Nunca houve tantas pessoas desempregadas, sem teto, sem comida e sem a mínima condição de sobrevivência espalhadas pelo mundo. Se não nos conscientizarmos desse estado de coisa, se não acordarmos da letargia na qual nos encontramos… qual será nosso futuro?…
Somos apenas massa de manobra para os que estão no topo da Pirâmide Social. E somos instigados a brigar uns com os outros, defendendo interesses contrários a nós mesmos, crentes que estamos lutando do lado certo…ledo engano…
Hoje é dia de reflexão… que caminho seguiremos, para ter nossos direitos respeitados? Pensemos sobre isso com carinho… não só o nosso, mas o futuro de nossa prole dependerá das decisões que tomarmos em nosso dia a dia.
Que este Primeiro de Maio abra nossa consciência e nos ajude a trilhar o melhor caminho para nós e nossos iguais…
Tania Miranda 01/05/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
