ESTAMOS PERTO DO FIM?
A humanidade está doente. Precisa urgentemente de algum remédio que a cure dos males que a aflige. E quais seriam esses males? São vários, mas o principal é a ignorância. Ignorância essa que, associada à violência latente da Sociedade, está levando o Mundo para o Caos. Cada dia que passa recebemos uma nova surpresa com relação a forma das pessoas agirem. E nunca é uma surpresa boa…
A bola da vez são os sinais que comumente fazemos em alguma situação de nosso dia a dia. Ok, Paz e outros sinais feitos com a mão em algumas localidades desse nosso rincão são a maneira mais simples de nos condenarmos à morte. Já aconteceu por esses dias. A situação está tão crítica que até mesmo a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS tornou-se algo perigoso de se usar. E por que? Simples… pela ignorância de certas pessoas que convivem em nosso meio…
A muito que temos que nos cuidar em várias situações… viver, hoje em dia, é uma atividade de risco. Qualquer coisa… qualquer coisa mesmo… pode detonar o gatilho que destruirá a vida de uma família. As pessoas acusam o Governo de nada fazer para cuidar da Segurança Pública. Se esquecem que o Governo são elas mesmas… alguém sentado em um Gabinete luxuoso nada fará em prol da comunidade… não lhe é interessante. Aliás, para aqueles que estão ocupando cargos na direção do Estado, quanto maior o Caos reinante, melhor será para novas promessas…
Estamos vivendo um momento onde as crises se sucedem com uma frequência assustadora. É Segurança Pública que não consegue controlar o crime que assola o país, é Saúde Pública que simplesmente se perde ante novas epidemias que surgem… é a Administração Pública que parece ser incompetente para dar conta de todos os problemas que surgem a cada instante…
Não podemos crucificar o Poder Público, apesar de tudo… afinal, é como eu disse no inicio… cada um é responsável por cuidar de sua segurança pessoal… quando falamos da Segurança de um grupo, temos que nos lembrar de que para que tal seja possível é necessário seguirmos certas regras… sem disciplina não há como haver controle social…
A primeira coisa da qual temos que nos lembrar é que sem respeito à hierarquia não tem como haver qualquer tipo de ordem, não importa qual seja o segmento. As Leis existem para ser respeitadas. Como diz um antigo chavão do Direito Penal… “nem tudo que é justo é Lei… mas tudo que é Lei é justo”…
Você pode concordar ou discordar dessa frase que expus acima… mas sem ordem, o que impera em qualquer grupo é o Caos. Estamos caminhando a passos largos para o precipício. Tudo em nome de uma pretensa “liberdade”. Mas exatamente que tipo de liberdade? Fico deveras preocupada quando começo a pensar sobre isso…
Temos que acordar. O mais rápido possível, ou será muito tarde para tomar qualquer tipo de providência. Afinal, nesses dias negros em que vivemos, é como eu disse… viver, hoje, é uma atividade de risco. E já passou da hora de tomarmos uma decisão. Viver no Paraíso ou no Inferno é algo que somente nós podemos escolher… e no momento, ao que parece, escolhemos viver no Inferno na Terra. Espero, do fundo de meu coração, que revertamos essa visão e lutemos para alcançar o Nirvana, que a cada dia nos parece mais distante…
Tania Miranda – 10/01/2025
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…