Segurança na Virada da Paulista é reforçada com 2,5 mil agentes, unidade móvel do Smart Sampa, drone e cão robô
Com expectativa de público recorde na Virada da Paulista deste ano, ultrapassando os 2 milhões, a Prefeitura preparou uma grande estrutura de segurança no entorno da avenida. O contingente foi reforçado em quase 2,5 mil agentes a mais, entre policiais militares e guardas-civis metropolitanos. Veja aqui a programação da Virada
“O Réveillon da Paulista já virou uma tradição no Brasil. Dá tempo de vir ainda”, convidou o prefeito Ricardo Nunes, ao abrir a festa nesta terça-feira (31) e salientar o quanto a gestão municipal reforçou a segurança na festa deste ano. “Nós estamos com drones, com câmeras com reconhecimento facial, com o serviço de inteligência, com agentes à paisana no meio da população, monitorando, como já tem sido no réveillon da Paulista dos anos passados, sem grandes incidentes”, disse Nunes.
Clique aqui ( ) e confira as informações completas
Em uma grande inovação, a Prefeitura instalou uma unidade móvel do Smart Sampa no coração da festa, ao lado da Rua Haddock Lobo, com o objetivo de garantir monitoramento constante e segurança para todos.
A unidade móvel estará em funcionamento até as 6h desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, em um local de fácil acesso para a cobertura do evento. Além das câmeras, a GCM conta com o apoio de dois drones, que ajudam a detectar incidentes como vandalismo, furtos ou desordens. Outro destaque é a presença do cão robô.
O inspetor de Divisão da GCM, Leandro Ramalho, ressalta que o uso da tecnologia é fundamental no combate à criminalidade. “Esses dispositivos garantem uma visão ampla e eficaz para identificar locais mais complicados de serem monitorados.”
Para garantir atendimento a todos, incluindo os turistas estrangeiros, a GCM conta com agentes bilíngues preparados para oferecer suporte em idiomas como inglês, francês, italiano, espanhol e mandarim.
Efetivo
Contando com os GCMs e policiais militares, a região da festa está com cerca de 2,5 mil agentes a mais do que o efeito normal. Além disso, de acordo com o coronel Mello, comandante do policiamento da área central, que abrange a região das subprefeituras da Sé e da Mooca da Mooca, há diferentes categorias de trabalho da PM nesta terça.
“Temos um policiamento voltado exclusivamente para o evento da Paulista e seus arredores. Temos o apoio do CP Choque, com Cavalaria, Canil, temos apoio do Grupamento Aéreo, do Corpo de Bombeiros, além do policiamento normal que continua com as atividades”, explicou. “Então o pessoal pode vir para a festa em segurança, com a família toda aproveitar, porque realmente tem um policiamento importante aqui.”
No caso da GCM, são 472 agentes, 114 viaturas e duas Bases Comunitárias Móveis, com monitoramento integrado das polícias Civil e Militar, além da CET.