TEMOS QUE PROTEGER A NATUREZA
As plantas, tem a função de manter a vida. E como elas fazem isso? Primeiro, inalando o gás carbônico que expelimos e devolvendo o oxigênio tão caro a nós… Não, elas não respiram gás carbônico… simplesmente sintetizam seu alimento através desse gás para nós tão prejudicial. Elas também respiram oxigênio, como nós… todas as plantas fazem essa síntese… que se chama fotossíntese… com o auxilio da luz solar, usam o gás que nos é mortal e o devolvem na forma respirável para nós…
Talvez seja melhor explicar como se dá o processo de fotossíntese, não é mesmo? Dizer que a planta usa o gás carbônico para se alimentar, simplifica demais as coisas… e não explica nada, realmente…
As plantas retiram do solo água e sais minerais que são levados até suas folhas… quando esse material, denominado “seiva bruta”, chega até as folhas, a clorofila, que é o elemento que dá a coloração verde para a planta, mais a luz solar que esta absorve, transforma a água e esses sais tão importantes para sua subsistência em compostos orgânicos, baseados em água e dióxido de carbono… e quem é que jogou esse dióxido de carbono na natureza? Todos os seres vivos que respiram oxigênio…
À noite as plantas repousam. Nesse período não há o processo de fotossíntese, elas respiram oxigênio como todos os mortais que habitam o planeta. Por isso não se deve ter plantas em nosso local de repouso…
Com tudo isso que as plantas nos dão, ainda as tratamos como inimigas. Não pensamos duas vezes antes de abatê-las, nos esquecendo o quanto são importantes para nossa sobrevivência. Afinal, além de nos fornecem o ar limpo que necessitamos, várias plantas também nos dão o alimento tão necessário para nós. Frutas, sementes e hortaliças, nos são oferecidas pela vida vegetal, que tão diligentemente tentamos destruir…
Não devemos esquecer que um local arborizado é mais agradável de se ficar que um deserto, cheio de concreto e asfalto… ou somente areia, onde a vida já não mais existe. Infelizmente estamos destruindo nossa biosfera, sem perceber que, ao fazer isso, estamos nos destruindo…
Dependemos da Natureza. E quando não a respeitamos, desrespeitamos a própria Vida, pois a Natureza é isso… ao destruirmos os vários biomas que ao nosso redor estamos nos matando pouco a pouco, nos esquecendo que, se não pararmos agora, chegará um momento em que não será possível retornar…
Devemos respeitar toda forma de vida… fazemos parte de um Bioma onde cada todos são importantes para a sobrevivência… nenhum ser vivo está sobre a face da terra sem uma função específica… todos, sem exceção, cumprem seu papel em prol de um bem maior. O fato de não compreendermos a dinâmica de cada elo dessa corrente não é desculpa para aniquilarmos o que, para nós, parece não ter utilidade alguma. Podemos descobrir, tarde demais, que aquele elo que eliminamos era justamente o que sustentava a vida nesse nosso mundinho tão maltratado…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…