ArtigosCritica SocialCulturaEducaçãoSocial

86.119, O GIGANTE DA MAR PAULISTA

O relógio da parede marca 5:30 hrs da madrugada… Luiz, o cobrador, espera pela chegada do senhor Afonso, piloto do 119… a saída da garagem está marcada para 5:40, com a primeira viagem, com partida do Refúgio Santa Teresinha (embora o letreiro marque Pedreira) às 6:00hrs. da manhã… finalmente o senhor Afonso aparece na porta da garagem, faz um sinal para Luiz, que recolhe as fichas de horário e o relatório de trabalho. Os dois se dirigem para o pátio, onde os carros estão estacionados. O 119 é o ultimo dos Alfas a sair, seus irmãos já estão rodando desde as 5:00 h… todos os Alfas são carros de linha direta, ou seja, trabalham apenas com uma dupla. São doze, ao todo. Começa com o 109 e vai até o 120. Trabalhar com estes veículos é apenas para os melhores. São carros muito especiais para a empresa, tanto que eles só circulam durante a semana, de segunda a sexta feira… e nos finais de semana, ficam quietinhos no pátio.

Nessa hora o pátio já está praticamente vazio, pois a maioria dos carros já foram para seus pontos iniciais. O piloto verifica o óleo e a água do carro, checa os pneus para ver se não tem nenhum furado e finalmente liga a chave da bateria, para poder dar partida e sair do pátio. O barulho do motor lembra aqueles carros rodoviários cortando as estradas sem fim. Lentamente o veículo vai entrando na Sabará, e segue em direção a Alvarenga. Para no cruzamento da Interlagos, espera o sinal abrir. Finalmente, devagarinho, o carro vai ganhando terreno. Sem pressa, Afonso vai trocando as marchas do carro, acionando os dois câmbios cruzados. Ele sabe que não pode errar o tempo, ou então terá que parar totalmente o veículo e reiniciar sua saída… curioso, Luiz senta-se no primeiro banco do veículo e fica observando seu parceiro conduzir a máquina…

Finalmente chegam no ponto inicial, depois de vencerem a Sabará e a Alvarenga. Tem ainda mais alguns carros em sua frente, mas estes já estão em sua segunda viagem. Luiz leva seu relatório para o fiscal de tráfego em serviço no ponto, este olha os carros que estão parados, esperando sua vez para sair, e decide que a primeira viagem do 119 será até o Peg Pag, na Praça Dom Gastão. Entrega as placas do itinerário para Luiz e pede para que o motorista posicione o veículo no ponto, já apinhado de pessoas esperando para embarcar. Luiz se posiciona em seu caixa e passa a receber os passageiros, tomando cuidado para não errar o troco, nem deixar alguém passar sem que pague a tarifa correta. Finalmente a fila termina, o motorista fecha as portas do coletivo, e começa a primeira viagem do dia. O carro já está lotado, mas ainda pegará mais passageiros pelo caminho. Quando chegam ao quarto ponto, já tem passageiros pendurados na porta… Luiz até tenta incentivar os passageiros a dar “um passinho para a frente”, mas dar passinho para onde? Todo espaço do veículo já está tomado, e se alguém levanta o pé por um momento, já não consegue colocá-lo de volta no mesmo lugar… com o carro lotado, Afonso começa a trafegar pela esquerda, pois sabe que não tem como colocar mais nenhum passageiro no veículo… finalmente, depois de rodar algum tempo, consegue fechar a porta traseira, e o pessoal que estava pendurado nos degraus até a pouco tempo se recosta na mesma, conseguindo assim recobrar um pouco do fôlego perdido durante o tempo que teve que se segurar para não cair do carro em movimento…

O 119 vai cortando seus irmãos, tanto os destinados à cidade quanto os “vira”, que são os ônibus com destino ao centro de Santo Amaro. De vez em quando cruza com algum dos carros da Viação Represa…ah, sim, a Viação Represa tem apenas sete carros, numerados de 561 a 567… eles fazem final na Rua Barão do Rio Branco, em Santo Amaro e vão até o Acampamento dos Engenheiros, em São Bernardo… do trecho da Alvarenga e Sabará, até chegar no cruzamento da Interlagos, ele vai encontrando os carros das linhas 675, que vão até Santo Amaro… São o Refúgio Santa Terezinha, Vila Guacuri, Pedreira e Jardim Ubirajara… os carros da linha 673, que são o Pedreira – Largo São Francisco e Parque Santa Amélia – Largo São Francisco… além, é claro, da linha São Paulo/Santo Amaro – São Bernardo/Acampamento dos Engenheiros, explorado pela Viação Reprêsa, que era apenas a outra denominação da Mar Paulista, para poder fazer a linha interurbana… até o cruzamento com a Interlagos, o reinado absoluto era da Mar Paulista…

Finalmente alcançam o cruzamento. A partir dali, além da Marpa, correm também os carros da Viação Rio Bonito. São carros que vem do Rio Bonito e da Cidade Dutra com destino a Santo Amaro e a Praça das Bandeiras. Quanto a Marpa, ela encontrará os carros que ficam lotados na Zavuvus, atualmente chamada de Yervant…o controle desses carros, que fazem a linha 644 – Jardim Luso – Santo Amaro e 644- Vila São Pedro – Santo Amaro (sendo que essa segunda linha não vinha até a Interlagos, os carros entravam na Avenida Sargento Geraldo Santana, para acessar a Vila São Pedro) era da antiga garagem da Viação Missionária… os carros só vinham para o pátio principal quando tinham que fazer uma revisão completa…

Finalmente, após vencer toda a extensão da Sabará, o carro ganha a Adolfo Pinheiro… metade do percurso foi vencida, e os passageiros começam a descer em seus pontos. Quando o carro chega próximo da Divena, que fica no cruzamento da Avenida Santo Amaro com a Avenida Morumbi, o carro já está quase vazio… não há mais passageiros em pé, todos estão sentados… O carro para no semáforo. Luiz fica admirando os ônibus em exposição no pátio da concessionária e fica imaginando se algum dia poderá ter um daqueles carros só para ele… sonhar é permitido, não é mesmo? O sinal abre, o carro continua sua viagem e finalmente alcança seu ponto final.. o Peg-Pag! Os últimos passageiros descem, Luiz fecha o relatório da viagem, entrega para o fiscal do ponto, e se preparam para retornar ao ponto de origem. Essa foi só a primeira viagem do dia… até as oito da noite terão pelo menos mais três ou quatro viagens para fazer, sendo que as próximas com certeza terão como destino o Largo São Francisco, quando então o 119 subirá a Brigadeiro, como seus irmãos já fizeram nessa manhã…

Tania Miranda
Tania Miranda

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, "Tirésias, a dualidade da alma humana"(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e "A volta do Justiceiro", romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog... (taniamirandablog.blogspot .com)... sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade...

Tania Miranda

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, "Tirésias, a dualidade da alma humana"(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e "A volta do Justiceiro", romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog... (taniamirandablog.blogspot .com)... sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?