O TEMPO
O bem mais precioso que temos nesse mundo é o tempo. É a nossa maior riqueza. Porque? Simples… dependemos do tempo para tudo nessa vida. E se o perdermos, não há como recuperá-lo. Sim… o tempo é como as águas do rio… saem da nascente e seguem sempre em frente, jamais retornando ao seu ponto de origem…
Quando nascemos temos todo o tempo do mundo ao nosso dispor. Mas… será que temos, mesmo? E aqueles que partem ainda em sua primeira infância? Ao que parece, seu tempo não era assim tão abundante… e é esse o maior de todos os problemas… não sabemos exatamente quanto tempo permaneceremos nesse plano. Tudo em nossa vida é incerteza… por mais certeza que tenhamos de nossos planos…
Não temos garantia alguma de que estaremos aqui daqui a minutos… quanto mais dias, meses ou anos. E, ainda assim, fazemos planos que devem concretizar-se em décadas… se ainda estivermos por aqui. Mas é claro que a vida necessita que tenhamos uma visão de longo prazo, mesmo que não consigamos realizar tudo o que desejamos. Afinal, se não concluirmos a missão da qual nos incumbimos alguém seguirá nossos planos e poderá… ou não… concluir nosso sonho.
Mas o que significa “realizar um sonho”? Não sei dizer. Afinal, cada um tem sua meta, seus desejos… e todos lutam para chegar até sua vitória. Que pode ou não incluir os que estão à sua volta. Quando uma pessoa relega os membros de sua família a um segundo, terceiro plano para que possa seguir rumo aos seus objetivos, é que naquele momento nada importa mais que realizar seu sonho. Claro que em algum momento poderá se arrepender de suas escolhas, mas essa é a vida… estamos decidindo a cada momento qual caminho iremos tomar…
Todos temos sonhos. E pessoas que dependem de nós, de nossas decisões. Assim como dependemos delas. E é nesse momento que acabamos por nos sentir realizados ou um completo fracasso… depende de qual decisão tomamos frente a uma determinada situação… muitas vezes abrimos mão de algo que nos parecia crucial porque colocamos nosso grupo como prioridade. Outras vezes deixamos o grupo de lado para corrermos atrás daquilo que nos trará satisfação, mesmo que momentânea. Pois, como eu disse, essa é a vida. Somos escravos do tempo e temos que nos enquadrar naquilo que nos é permitido… pois o tempo segue sempre em frente e não há como retornar ao passado…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…