13 de julho, dia mundial do rock.
Mais que um simples estilo musical, o rock é um estilo de vida para muitos admiradores desta batida.
O dia 13 de julho é o dia do rock devido a uma celebração que começou no fim dos anos 1980 como uma ação de marketing de rádios e se disseminou em todo o país.
De acordo com uma matéria publicada no site CBN, uma pesquisa realizada no Spotify mostrou que em 2018, o Brasil é o 13º país do mundo que mais ouve rock.
No Brasil, as clássicas bandas de rock estão diariamente nos ouvidos das pessoas.
Que rockeiro raiz não curte: Legião Urbana, Titãs, Charle Brown Junior?
Além da letra na cabeça, outra característica é a roupa dos fãs que vão muito além das blusas da banda, as principais características são: o couro, jaquetas, shorts, saias, e até mesmo acessórios feitos do material personificam o rock nas composições.
Adamo Bazani, jornalista e roqueiro fala sobre o que leva as pessoas a se apaixonarem pelo rock:
“O que leva as pessoas a gostarem de rock é muito mais que o ritmo, é a ideologia que tem por trás. A maior parte do rock, mesmo que seja romântica, ela tem uma visão mais realista”.
Vale lembra que, assim como no sertanejo ou no samba que há várias variantes dentro do estilo, o mesmo ocorre no rock, que tem como principais:Rock Clássico, Hard Rock, Heavy Metal, Indie Rock, Glam Rock, Punk Rock, Grunge, Country Rock e Rock Progressivo.
Então, você roqueiro de carteirinha, bora aproveitar o dia do rock?
“Prefiro ser essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, Raul Seixas