Um sonho americano.
Muitas pessoas sonham em conhecer os Estados Unidos, seja para estudar, morar ou conhecer a Disney. Porém, para poder realizar este sonho é necessário antes tirar o visto americano.
Em São Paulo, o Consulado está localizado na Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo. Lá, as pessoas que querem solicitar seus vistos têm que fazer uma entrevista que pode sim reprovar.
Para saber como funciona o passo a passo para tirar o visto americano, fomos consultar Rosa Viana, ela trabalha à anos ajudando pessoas a tirarem seus passaportes. Rosa, já trabalhou em grandes empresas e atualmente trabalha por conta junto com seu marido.
“O visto americano é um documento fundamental para brasileiros que desejam visitar, estudar ou trabalhar nos Estados Unidos. Este visto é emitido pelo governo dos EUA e pode variar conforme o propósito da viagem, como turismo, estudo, trabalho temporário ou imigração. O tramite do visto americano pode ser feito em: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre”, explicou Rosa.
Além de ter que tirar o passaporte, é necessário saber qual o é o visto indicado para cada pessoa, uma vez que, existem diversos tipos. Confira a lista:
Visto (B-1/B-2): Este visto é para viagens temporárias de turismo, negócios ou tratamento médico.
Visto (F-1): Para estudantes matriculados em instituições acadêmicas nos Estados Unidos.
Visto (J-1): Destinado a participantes de programas de intercâmbio educacional e cultural.
Visto (H-1B): Para trabalhadores estrangeiros que são contratados por empresas americanas em ocupações especializadas.
Visto (K-1/K-3): Para noivos ou cônjuges de cidadãos americanos que planejam se casar ou se reunir nos Estados Unidos.
Após escolher o visto que mais se adequa a finalidade desejada, é necessário ter em mãos alguns documentos: Passaporte válido, definir o propósito da viagem (exemplo: turismo “visto B1/B2), Comprovantes de vínculos com o Brasil: Demonstrar fortes laços sociais, econômicos e familiares que comprovem sua intenção genuína de retornar ao Brasil após a visita aos EUA. Exemplos incluem contrato de trabalho, matrícula em instituição de ensino, propriedades, entre outros.
Porém, Rosa Viana ressalta que, não basta somente apresentar os documentos para ser aprovado:
“Um visto americano pode ser negado a qualquer pessoa que não atenda aos requisitos estabelecidos pelas leis de imigração dos Estados Unidos ou que não consiga demonstrar de maneira satisfatória a finalidade da viagem e seus vínculos suficientes com o Brasil. Aqui estão alguns motivos comuns pelos quais um visto americano pode ser negado:
Falta de vínculos sociais e econômicos com o Brasil, intenção de imigração ilegal, documentação inadequada ou inconsistente, histórico de imigração ou problemas anteriores com vistos, informações falsas ou enganosas, riscos de segurança por exemplo.
É importante lembrar que cada caso é avaliado individualmente, e a decisão final cabe ao oficial consular”.
O tempo médio para ter o documento em mãos pode variar de 30 a 50 dias, já para renovar um visto encontrará vagas próximas 15 a 25 dias.
Então, se você tem interesse em tirar seu visto, anote essas dicas, procure uma pessoa especializada para te ajudar e boa viagem.